STOP às Lesões no Desporto
 Página Principal > Área dos Promotores > TELMA MONTEIRO . Atleta Olimpica de Judo
TELMA MONTEIRO . Atleta Olimpica de Judo

 

Telma Monteiro

“ No seu dia-a-dia os desportistas estão sujeitos ao risco de lesões, contudo com algumas medidas de precaução é possível evitar que aconteçam.

É com esse intuito que me associo e aprecio o movimento,  Stop às lesões no desporto ”

 

Telma Alexandra Pinto Monteiro nasceu em Almada a 27 de Dezembro de 1985.

Iniciou a prática desportiva muito cedo, passando por desportos como o Atletismo e Futebol. Por influência da irmã Ana, aos 12 anos participou pela primeira vez numa aula de Judo, apesar de só ter iniciado a Alta-Competição com treinos diários/bi-diários em 2000, aos 14 anos, no clube Construções Norte Sul. Cedo teve de batalhar para acompanhar os restantes colegas que tinham entrado para o Judo mais novos, mas Telma revelou logo uma aptidão excepcional, tendo conquistado a sua primeira medalha internacional em 2002, num Torneio de Juniores de nível A.

Com um total de 5 medalhas em Campeonatos do Mundo e 11 medalhas em Europeus, entre 38 pódios em Taças do Mundo/Torneios Internacionais, Telma Monteiro é considerada como a melhor judoca portuguesa e das melhores judocas de todos os tempos, sendo ainda a atleta portuguesa actualmente no topo com mais medalhas.

É actualmente nº 3 do Ranking Mundial. Desde 2006 que Telma Monteiro se mantém no pódio do ranking, tendo-se estreado nesse ano como a primeira judoca portuguesa a ser nº 1 do Ranking Mundial (sendo que na altura combatia ainda na categoria de menos 52 kg e desde 2009 que mudou de categoria para os menos 57 kg).

Em 2011 terminou o segundo ano da Licenciatura em Educação Física – Ramo Treino Desportivo, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa e desde 2007 é Atleta do Projecto Olímpico do Sport Lisboa e Benfica (SLB), com o treinador e actual seleccionador feminino Rui Rosa.

2012  .  1º Grand Slam – Paris . Medalha de Prata no Masters 2012 (cat. -57kg) – Almaty . Actual Número 3 do Ranking Mundial (cat. -57kg).

2011  .  1º Taça da Europa – Hamburgo  .  3º Taça do Mundo – Lisboa  .  3º Grand Slam – Paris  .  3º Grand Prix - Abu DhabiVice Campeã da Europa (cat. -57kg) – Turquia  .  Medalha de Ouro no Masters 2011 (cat. -57kg) – Baku  .  Número 3 do Ranking Mundial (cat. -57kg) Atleta do Ano – CNID Vencedora do Prémio Femina 2011 "Desportista do Ano" pela Confederação do Desporto de Portugal  .  Nomeação para os Globos de Ouro "Melhor Desportista Feminina".

2010  .  1º Taça do Mundo – Sofia  .  2º Grand Prix – Dusseldorf . 2º Grand Slam - Rio de Janeiro . 1º Grand Slam – Moscovo . Medalha Bronze Campeonato Europa Séniores (cat. -57kg) – Viena . Vice-Campeã do Mundo (cat. -57kg) – Tóquio . Número 2 do Ranking Mundial (cat. -57kg) . "Desportista do Ano" pela Confederação do Desporto de Portugal . Atleta do Ano Alta-Competição - Sport Lisboa e Benfica . Atleta do Ano – CNID . Atleta do Ano "Jogada do Mês".

2009  .  1º Taça do Mundo – Lisboa . 1º Taça do Mundo – Sófia . 1º Grand Prix – Alemanha . 1º Grand Slam - Rio de Janeiro . 3º Grand Slam – Moscovo . Campeã Europa Séniores (cat. -57kg) – Geórgia . Vice-Campeã do Mundo Séniores (cat. -57kg) – Roterdão . Número 1 do Ranking Mundial (cat. -57kg) . Globo de Ouro “Melhor Desportista Feminina” 2009 . Graduação de Mérito - FPJ atribuiu o 3º Dan . Personalidade Feminina Área do Desporto Revista LUX . Atleta do Ano – CNID . Prémio Bento Pessoa Casino da Figueira . Homenagem da Confederação do Desporto "Cem desportistas, Cem anos da República" .

2008  .  1º Taça de Portugal por Equipas (SLB) – Coimbra . 1º Taça do Mundo (cat. -57kg) - Bucareste
3º Torneio Super A - Paris  . 9º Jogos Olímpicos (cat. -52kg) .

2007  .  1º Taça do Mundo – Lisboa . 1º Taça do Mundo – Dinamarca . 2º Torneio Super A - Paris  . 2º Torneio Super A – Moscovo . Campeã Europa Séniores (cat. -52kg) – Belgrado . Vice-Campeã do Mundo Séniores (cat. -52kg) - Rio de Janeiro . Número 1 do Ranking Mundial (cat. -52kg) . Atleta do Ano – CNID .

Contacto - telmamonteiro.rp@gmail.com

 

As suas frases no nosso facebook em Junho de 2012

"Um bom aquecimento é fundamental para evitar lesões, assim como uma boa hidratação antes, durante e depois do treino. Com o suor, o corpo perde sais minerais importantes e isso leva-nos mais facilmente à fadiga, aumentando o risco de lesões" (Telma Monteiro)

"Alongar ajuda a evitar lesões como roturas musculares, por isso é importante activar os músculos antes de os submeter a cargas mais intensas. Por exemplo, no Judo fazemos movimentos repentinos e explosivos - seja a atacar ou a escapar de um ataque - por isso os alongamentos são fundamentais" (Telma Monteiro)

"Uma alimentação equilibrada e diversificada é essencial para se conseguir tirar o maior rendimento do treino e preparar o nosso corpo para as diferentes intensidades a que somos sujeitos. Aconselhem-se junto do vosso treinador ou de um nutricionista para saberem qual o plano de alimentação adequado ao vosso treino" (Telma Monteiro)

"A prevenção de lesões também é feita fora dos treinos, ou seja, com repouso. Depois do esforço a que o corpo é sujeito, é preciso tempo para que este recupere, um bom descanso permite-nos estar preparados para os desafios do treino seguinte" (Telma Monteiro)

 

" QUEREMOS UM DESPORTO SEM LESÕES PARA OS NOSSOS JOVENS "