STOP às Lesões no Desporto
 Página Principal > Área dos Promotores > BENJAMIM CARVALHO . Especialista em Medicina do Desporto
BENJAMIM CARVALHO . Especialista em Medicina do Desporto

 

Benjamim Carvalho

“ As lesões desportivas devem ser encaradas como um problema de saúde pública, tanto no impacto negativo que têm na implementação de hábitos de vida saudável, como pela incapacidade física que podem originar, por vezes, definitivamente.

Profissionais da saúde, educadores e treinadores devem unir-se na prevenção das lesões desportivas.

Como médico atento a este fenómeno, agradeço ao movimento “ Stop às lesões no desporto “, o enorme contributo que tem dado na promoção da saúde dos nossos atletas” (Benjamim Carvalho)


Benjamim dos Santos Carvalho, nasceu em Punhe, Viana do Castelo, em 1955.

Concluiu a licenciatura em Medicina na Universidade do Porto em 1979.

Exerce as suas funções como Assistente Graduado de Medicina Geral e Familiar na ULSAM (unidade local do alto Minho)

1º Curso de Pós – Graduação e Actualização em Medicina Desportiva em 1985.

Concluiu o Curso Conducente ao Mestrado e Medicina Desportiva do ano 1990/1991.

Exerceu Medicina Desportiva em várias modalidades: Remo na Federação Portuguesa de Remo onde colaborou com a equipa da selecção portuguesa presente nos jogos Olímpicos de Atlanta em 1996, Futebol no Sport Clube Vianense, na Associação Desportiva “ Os Limianos “ e no Neves Futebol Clube, Natação na Escola Desportiva de Viana, Atletismo no Olímpico Vianense.

Desde 1997 dedica-se de modo quase exclusivo ao Ciclismo, na área da fisiologia, centrando a sua actividade na avaliação, no controle e na prescrição de treino, tendo colaborado com as equipas de Troiamarisco, Porta da Ravessa, Maia Milanesa e presentemente no Clube de Ciclismo de Tavira.

 

As suas frases no nosso facebook em Junho de 2013

 

“ Todo o gesto desportivo incide de modo preferencial sobre o aparelho locomotor. É de todas as estruturas orgânicas a que suporta as maiores consequências sendo, por isso, a que necessita de maior atenção em termos de prevenção, tratamento e reabilitação “

“ Preocupa-me a busca desenfreada de talentos.
Atendendo á grande variabilidade da idade de início da puberdade, as cargas de treino devem ser ajustadas em função da maturação biológica e não na idade cronológica do adolescente.
- Nenhuma medalha vale a saúde de uma criança - Jacques Personne “

“ A especialização desportiva precoce aumenta de um modo relevante a incidência de lesões. Deve ser adiada para as fases finais da adolescência, nunca antes do fim da puberdade.
O número de horas semanais não deve exceder a idade do praticante ” 

“ Embora o sedentarismo não mereça elogio, não menospreze o impacto que as lesões desportivas podem ter na sua vida futura. Escute os sinais que o seu aparelho locomotor lhe transmite.
Procure sempre ajuda especializada no seu diagnóstico, tratamento e prevenção “

 

Contacto - benjamimcarvalho@hotmail.com

 

" QUEREMOS UM DESPORTO SEM LESÕES PARA OS NOSSOS JOVENS "