STOP às Lesões no Desporto
 Página Principal > Área dos Promotores > ANGELO BASTOS . Especialista em Medicina do Desporto
ANGELO BASTOS . Especialista em Medicina do Desporto

 

Angelo Bastos


“ Dedico-me diariamente há mais de vinte anos, a prestar assistência aos atletas das variadas modalidades e conheço bem o seu sofrimento e a morbilidade das suas lesões.
Por isso a prevenção primária tem estado sempre na base do meu trabalho.

Felicito os mentores deste movimento, pois que é um inestimável contributo e exemplo a seguir para a redução das lesões e das suas consequências, ligadas à actividade da nossa população desportiva.

Sinto-me muito honrado por me poder associar e colaborar activamente com o Stop às Lesões no Desporto” (Ângelo Bastos)


Ângelo Pinto Bastos, nasceu em S. Paio de Oleiros em 1955

Licenciado em Medicina pela Universidade do Porto. Especialista em Clinica Geral e Familiar. Mestre em Medicina Desportiva.

Tem promovido e desenvolvido em Portugal a Acupunctura na patologia do desporto, a Mesoterapia nas lesões do desporto e a Viscosuplementação nos atletas de elevada sobrecarga articular .

contacto - angelopbastos@gmail.com

 

As suas frases no nossso facebook em Agosto de 2013


“ todo o atleta deverá assumir sempre uma atitude preventiva lesional, pelo que é importante informar sempre o seu médico do aparecimento de alterações no seu desempenho físico ou de sintomas de defesa focal, mesmo que não os tenha como relevantes, já que os mesmos são frequentemente indicadores de risco para uma lesão”
 
“ As lesões do desporto têm na sua génese múltiplas causas que actuam frequentemente de modo cumulativo.
Devemos por isso ter sempre presente a noção de que essas causas em qualquer ocasião podem vir a condicionar a prática desportiva, bastando para isso surgir a ocasião. O seu conhecimento e modo de actuação deve estar sempre presente, quer nos treinos quer nas provas ou nos jogos “

“ Na prática desportiva há inúmeros factores que podem comprometer o desempenho dos atletas, quer de modo temporário, quer até definitivamente.
Dos mais frequentes, destacam-se: os fármacos e suplementos biológicos, que provocam agressões ao fígado, as dietas alimentares incorrectas ou inadequadas que deterioram o tecido muscular e tendinoso, as substâncias ergogénicas que comprometem a função cardio-respiratória, as infecções virais que alteram o sistema imunitário, as infecções dentárias que alteram a resistência do musculo e tendão, a desidratação que altera a motricidade e a função cardíaca, a sobrecarga de treino ou o treino inadequado, que predispõe para as chamadas lesões de sobrecarga “ 


“ Qualquer atitude orientada para a prevenção das lesões no desporto, necessariamente têm que ter no exame médico morfo-funcional, prévio ao início de cada época da prática desportiva, como a base da mesma. 
Importa esclarecer que este exame quando realizado por um especialista em medicina do desporto, possibilita ficar a conhecer não só alguns factores de risco para algumas lesões, mas ainda referenciar o historial lesional do atleta “

 

" QUEREMOS UM DESPORTO SEM LESÕES PARA OS NOSSOS JOVENS "