STOP às Lesões no Desporto
 Página Principal > Área da Educação e da Formação > ATLETA > GINÁSTICA > A DOENÇA DE OSGOOD-SCHLATTER NOS JOVENS GINASTAS
A DOENÇA DE OSGOOD-SCHLATTER NOS JOVENS GINASTAS

 

OSGOOD-SCHLATTER

Trata-se de uma osteocondrite de tracção, localizada na área da cartilagem de crescimento da tuberosidade anterior da tíbia e surge em jovens, geralmente entre os 10 e os 14 anos.

Resulta da tensão excessiva e repetida do tendão patelar sobre a apófise do tubérculo tibial anterior.

Esta lesão pode ser considerada como uma fractura-avulsão parcial, a nível da junção do tendão patelar na tuberosidade anterior, na sequência de micro e macro traumatismos repetidos.

Durante o processo de ossificação deste tubérculo tibial, há um fase de maior fragilidade local, com uma consequente diminuição da resistência às forças de tensão, podendo por isso apresentar-se fragmentação óssea a esse nível e o consequente destacamento anterior ocorrer pela tracção. Geralmente é uma patologia unilateral embora possa apresentar-se nos dois joelhos.

Há significativa associação com as actividades desportivas de maior solicitação do aparelho extensor do joelho, como o futebol, basquetebol, voleibol, andebol.

Os jovens referem dor a nível da região anterior e proximal da tíbia, na área da tuberosidade, nomeadamente ao saltar e ao correr, durante a prática desportiva ou associado a simples actividades de vida diária, situações em que há maior solicitação muscular quadricipital. Agrava-se assim com a actividade física e melhora com o repouso. A queixa dolorosa pode manifestar-se também quando há contacto directo ou pressão local ao ajoelhar. Este quadro clínico quando não adequadamente diagnosticado e orientado, tem normalmente uma evolução arrastada e desenvolve-se por surtos.

Na avaliação clínica do jovem atleta, há consistentemente dor e defesa na palpação da região da tuberosidade anterior da tíbia, acompanhando-se esta quase sempre com uma maior ou menor tumefacção local e envolvimento inclusivamente dos tecidos moles suprajacentes a esta área óssea.

Na avaliação radiológica de perfil do joelho pode observar-se proeminência, irregularidade e fragmentação do tubérculo tibial anterior. Estes sinais radiográficos normalmente não estão sempre e necessariamente relacionados com a exuberância do quadro clínico.

A Doença de Osgood-Schlatter tem uma evolução favorável, com melhoria do quadro clínico e funcional, à medida que se vai desenvolvendo a maturação óssea do jovem atleta. É assim um compromisso auto-limitado.

A prevenção de uma evolução menos favorável desta situação clínica e bem assim o tratamento das situações agudas e ou dos surtos, enquadra-se em protocolo de carácter conservador que deve ser adaptado à agressividade e à fase evolutiva da doença.

Normalmente a simples suspensão da prática de actividade desportiva, ou a modificação ou limitação das actividades que provocam a dor (flexão forçada e ou extensão abrupta e acentuada do joelho) é suficiente para proporcionar estabilidade local e lograr-se um ambiente favorável para a auto-limitação do processo.

Não é aconselhado o uso de quaisquer joelheiras para prevenir ou mesmo tratar esta lesão. No entanto em situações excepcionais e consequentemente mais graves, mas exclusivamente por orientação de especialista, pode haver a necessidade de imobilização temporária do joelho.

Como complemento e unicamente nas situações de maior dor local e para dissipação da sintomatologia álgica, o recurso a terapêutica analgésica e ou anti-inflamatória pode ser muito útil, desde que controlada e vigiada pelos progenitores.

Muito raramente, pode ser necessária a excisão cirúrgica dos fragmentos ósseos presentes nos casos refractários.

Como complicações sequelares por ausência de acompanhamento médico e consequentemente de orientação adequada, pode ser referida a dor crónica, a avulsão da tuberosidade anterior da tíbia ou a presença de ossículo doloroso na idade adulta.

© 2011 Stop às lesões no desporto

 

“ QUEREMOS UM DESPORTO SEM LESÕES PARA OS NOSSOS JOVENS “