STOP às Lesões no Desporto
 Página Principal > Área da Educação e da Formação > ATLETA > HÓQUEI EM PATINS > QUEM SÃO OS PROFISSIONAIS DA EQUIPA CLINICA QUE APOIAM OS HOQUISTAS EM PATINS ?
QUEM SÃO OS PROFISSIONAIS DA EQUIPA CLINICA QUE APOIAM OS HOQUISTAS EM PATINS ?

 

equipa clinica

O ORTOPEDISTA DO DESPORTO

O ortopedista do desporto é um médico cirurgião, particularmente especializado na prevenção, no diagnóstico e no tratamento das patologias do aparelho músculo-esquelético, que se apresentam nos desportistas.

A maior parte dos ortopedistas do desporto que presentemente trabalham em Portugal têm formação específica nesta área, adquirida em centros clínicos reconhecidos e levam a efeito regularmente acções de actualização, quer na área do diagnóstico, quer na da terapêutica médica e cirúrgica.

O ortopedista do desporto tem ainda formação particular em áreas complementares como: medicina do desporto, psicologia do desporto, epidemiologia, fisiatria.

O ortopedista do desporto de hoje, é um profissional especializado na avaliação morfo-funcional do atleta, enquanto atitude para melhoria do desempenho e da prevenção lesional, assim como no seu exame clinico, quando lesionado.

É o ortopedista do desporto que em conjunto com o médico do clube ou da equipa, define, executa e orienta o protocolo terapêutico de natureza cirúrgica adequado para cada situação lesional do atleta.

O ortopedista do desporto, apesar da sua actividade fundamental ser de natureza cirúrgica, desenvolve diariamente junto dos atletas e concomitantemente, toda uma actividade terapêutica de índole conservadora.

A retoma da actividade desportiva do atleta, na grande maioria das situações lesionais é definida e autorizada pelo ortopedista, pelo que a sua responsabilidade no desempenho desportivo e na redução da morbilidade das lesões do desporto é muito elevada.

O MÉDICO DO CLUBE OU DA EQUIPA

O médico do clube ou da equipa é um clinico geral com formação em medicina interna, pediatria, fisiatria, psicologia e também especializado na prevenção, no diagnóstico e no tratamento conservador das patologias do aparelho músculo-esquelético que se apresentam nos atletas.

Este profissional é o responsável pelo exame morfo-funcional anual de cada atleta no início da época desportiva. Para além disso, é ele que orienta os planos de hidratação, suplementação e alimentação dos atletas. É ele que avalia e condiciona ao longo de cada época os efeitos dos planos de treino e as consequências das cargas utilizadas.

É também o confidente do atleta e o apaziguador de conflitos entre este e os pais. É também o mediador de interesses entre o atleta e o professor, o instrutor ou o treinador. Com frequência até com os adeptos.

O diagnóstico precoce das lesões agudas e de sobrecarga mais frequentes e de menor significado clinico e funcional, assim como da desidratação e seus efeitos, está dentro da sua actividade diária.

É da sua competência a definição dos protocolos terapêuticos e o seu supervisionamento, em colaboração estreita com o fisioterapeuta, o enfermeiro, o massagista e o preparador físico, para as patologias de menor gravidade clinica e de mais fácil e rápida recuperação.

É o médico do clube que em conjunto com o ortopedista da equipa, supervisiona a maior parte dos protocolos terapêuticos de recuperação funcional, definidos para cada situação lesional de maior significado.

A retoma da actividade desportiva na grande maioria das situações lesionais, é regulada e autorizada pelo médico da equipa, pelo que a sua responsabilidade na redução da morbilidade sequelar é enorme.

O FISIATRA DO DESPORTO

O fisiatra do desporto é um especialista em fisiatria particularmente envolvido no diagnóstico e no tratamento conservador de uma grande parte das patologias do aparelho músculo-esquelético, que se apresentam nos atletas.

Os fisiatras do desporto que trabalham em Portugal, têm formação específica complementar nesta área, adquirida em centros médicos nacionais e internacionais reconhecidos e regularmente levam a efeito acções de actualização, nas áreas do diagnóstico e da terapêutica médica conservadora.

O fisiatra do desporto tem ainda formação particular em áreas complementares como: a medicina do desporto, a psicologia do desporto, a ortopedia, a biomecânica.

O fisiatra do desporto é ainda um especialista na avaliação morfo-funcional do atleta, enquanto atitude para melhoria do desempenho e da prevenção lesional, assim como no seu exame clinico, quando lesionado.

É o fisiatra do desporto que em conjunto com o ortopedista do clube ou da equipa, executa e orienta o protocolo terapêutico de recuperação funcional definido para cada situação lesional do atleta que seja submetida a tratamento cirúrgico.

O fisiatra do desporto, apesar da sua actividade fundamental ser de natureza terapêutica e de redução da morbilidade lesional, tem actualmente uma enorme sensibilização para o desenvolvimento de actividades específicas de prevenção das lesões, no seu contacto diário junto dos atletas.

O FISIOTERAPEUTA DO DESPORTO

O fisioterapeuta do clube ou da equipa é um profissional com formação específica na reabilitação funcional da generalidade das situações lesionais que se apresentam nos atletas.
Este profissional é o responsável pela execução dos protocolos de natureza fisiátrica (ultrassons, estimulação eléctrica, fonoforese) e de recuperação funcional, definidos pelo ortopedista, fisiatra ou médico do clube.

Para além disso, é ele que também acompanha e monitoriza os resultados obtidos com esses procedimentos terapêuticos. É ele ainda e em associação com o médico do clube, que avalia e regista ao longo de cada época desportiva os efeitos no aparelho músculo-esquelético, dos regimes de exercício físico e dos planos de treino implementados para cada atleta e as consequências das cargas utilizadas em ambos.

O fisioterapeuta tem ainda a função de controlo da utilização feita pelos atletas de, joelheiras, artilheiras, talas dinâmicas, ortóteses elásticas e ligaduras funcionais, sendo inclusivamente o responsável pela execução destas.

Na área da prevenção lesional o fisioterapeuta dispõe presentemente de formação adequada para o desenvolvimento de actividades específicas de prevenção das lesões, no seu contacto diário com atletas.

O fisioterapeuta do clube é também o moderador de conflitos entre o atleta e os pais e o mediador de interesses entre o atleta e o professor, o instrutor, o treinador ou mesmo o dirigente.

O NUTRICIONSTA DO DESPORTO

O desempenho desportivo do atleta depende com bastante significado do seu regime alimentar, pelo que o nutricionista desempenha uma função decisiva na orientação regular do seu plano alimentar e do seu equilíbrio hidro-electrolítico.

É o nutricionista que deve manter o atleta no peso adequado para a prática da sua modalidade, quer este tenha um envolvimento amador quer profissional.

O nutricionista do desporto tem também uma função importante na educação alimentar dos pais do atleta, do treinador, do instrutor, do professor e dos agentes directivos desportivos.

© 2012 Stop às lesões no desporto

 

“ QUEREMOS UM DESPORTO SEM LESÕES PARA OS NOSSOS JOVENS “