STOP às Lesões no Desporto
 Página Principal > Área da Educação e da Formação > ATLETA > HÓQUEI EM PATINS
HÓQUEI EM PATINS

 

" OS MITOS E OS FACTOS " DOS FACTORES DE CRESCIMENTO NAS LESÕES DO HOQUEI EM PATINS

A ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA DO ATLETA DE HÓQUEI EM PATINS

A CONCUSSÃO CEREBRAL NO HOQUISTA EM PATINS

A DOENÇA DE OSGOOD-SCHLATTER NO JOVEM HOQUISTA EM PATINS

A DOR ANTERIOR NO JOELHO DO JOVEM ATLETA DE HOQUEI EM PATINS

A EPICONDILITE NO HÓQUEI EM PATINS E SUA PREVENÇÃO

A HIGIENE DENTÁRIA DO JOVEM HOQUISTA E A PREVENÇÃO DA CÁRIE DENTÁRIA

A ROTURA DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR NAS JOVENS HOQUISTAS EM PATINS

A TRÍADA DA ATLETA DE HÓQUEI EM PATINS

AS LESÕES DO LIGAMENTO COLATERAL INTERNO NO HOQUISTA

COMO UTILIZAR A BICICLETA ESTÁTICA PELO HOQUISTA

CONHECER PARA PREVENIR A FRACTURA DE FADIGA NO HÓQUEI

CONTROLO DA HIDRATAÇÃO PELO HOQUISTA EM PATINS

O USO DOS ANTI-INFLAMATÓRIOS NAS LESÕES DO HOQUEI EM PATINS

PÉ DE ATLETA E O HOQUISTA EM PATINS

PREVENÇÃO DAS LESÕES DE SOBRECARGA NO HÓQUEI EM PATINS

QUEM SÃO OS PROFISSIONAIS DA EQUIPA CLINICA QUE APOIAM OS HOQUISTAS EM PATINS ?

TENDINOSE NO HOQUISTA EM PATINS

 

Quando alguém te disser: hidrata-te, come pastas, não fumes, não bebas álcool, vigia o teu material, usa as protecções, repousa 8 horas, respeita a fadiga, faz exercícios de prevenção, não faças automedicação, respeita os colegas e adversários... ou é teu pai, ou é teu médico ou é teu amigo

– HENRIQUE JONES . Ortopedista

“ Após uma lesão o retomar o treino e a competição, deve ser realizado de forma gradual e progressiva e sempre que possível acompanhado pelo teu médico do desporto. É preferível parar mais um dia que parar um ano... “

– João Morais . fisiatra do desporto

“A morbilidade das lesões no desporto atinge em Portugal, níveis muito preocupantes em todos os grupos etários e sociais"

– francisco santos silva . ortopedista

“O desporto causa anualmente lesões com sequelas permanentes a um elevado número de jovens atletas“

– francisco santos silva. ortopedista

“O desporto de competição é o expoente máximo da vontade humana em se superar. No entanto, é necessário refletir sempre da forma como se obtêm os resultados desportivos, pois um esforço mal orientado pode conduzir facilmente a lesões permanentes. São os atletas que sentem o esforço e o seu próprio controlo”

– PAULO NASCIMENTO. Treinador de natação

“O Treinador deve ensinar os seus atletas como pensar e não o que pensar! Não se pode deixar os atletas acumularem pensamentos negativos quer relativos à sua performance quer relativos a possíveis lesões“

– manuel almeida . treinador de voleibol

“ A recuperação e o descanso são tão importantes como o treino. Uma boa recuperação entre treinos melhora a performance e diminui o risco de lesão ”

– FILIPA LAMY . ATLETA DE BADMINTON

“É extremamente importante a construção de um treino passo a passo. Muitas vezes o querer ganhar forma em pouco tempo leva ao aparecimento de lesões complicadas, pelo que a elaboração de um programa de treino a longo prazo é essencial”

– DAVID ROSA . OLIMPICO DE CROSS COUNTRY

“ O diagnóstico precoce de uma lesão no desporto é fundamental para uma recuperação de sucesso “

– francisco santos silva . ortopedista

“ O desporto causa anualmente, a um elevado número de jovens atletas de todos os grupos sociais, lesões que lhes deixam graves sequelas, com implicações funcionais muito importantes “

– francisco santos silva . ortopedista

" Todo o gesto desportivo incide de modo preferencial sobre o aparelho locomotor. É de todas as estruturas orgânicas a que suporta as maiores consequências sendo, por isso, a que necessita de maior atenção em termos de prevenção, tratamento e reabilitação "

– Benjamim Carvalho . medico do Desporto

“O corpo humano é composto por água em 70% e os músculos também. Na prática desportiva vai utilizar o músculo na sua potência máxima. Para evitar lesões musculares deve fazer uma boa hidratação antes do treino e da competição. Beba líquidos nas horas antes de treinar”.

– ARTUR PEREIRA DE CASTRO . Ortopedista

“ É muito importante o atleta ter um plano de treinos adequado à sua condição e aptidão físicas, particularmente quando está a começar. Para conseguirem evitar as lesões, peçam a orientação de um treinador ou de um instrutor profissional ”

– ruben faria . Piloto de Moticiclismo

“ O diagnóstico precoce de uma lesão de sobrecarga num miúdo, é determinante para uma recuperação de sucesso e para a redução da morbilidade “.

– francisco santos silva . ortopedista

“Apelar ao mais correto comportamento do atleta, lembrando-lhe da importância que desempenha como exemplo a seguir e como referencia em relação à juventude que o segue e nele se revê, pensamos ser um apelo pertinente e que a todos beneficia“

– J. PEDRO MENDONÇA . ORTOPEDISTA

"Os treinos e competições devem ser salutares e proveitosas. Uma lesão pode deitar uma época a perder. Antes do treino e da competição faça um bom aquecimento. As probabilidades de sofrer uma lesão diminuem muito"

– ARTUR PEREIRA DE CASTRO . Ortopedista

“O treinador deve ajudar os seus atletas a ajudarem-se a eles próprios”

– manuel almeida . treinador de voleibol

“A prevenção de lesões também é feita fora dos treinos, ou seja, com repouso. Depois do esforço a que o corpo é sujeito, é preciso tempo para que este recupere, um bom descanso permite-nos estar preparados para os desafios do treino seguinte"

– TELMA MONTEIRO . OLIMPICA DE JUDO

“ O exame medico desportivo prévio à participação desportiva deve ser encarado como uma das primeiras medidas na prevenção de lesões. Este exame permite entre muitos outros aspectos, o levantamento da história lesional e a identificação de factores de risco para lesões. No entanto só conseguirá ser realmente efectivo no seu objectivo preventivo se for realizado numa base de proximidade e continuidade da relação medico–atleta “

– Paulo Beckert . Fisiatra do Desporto

“Lesão e Desporto andam de mãos dadas... se não podes evitar as lesões imprevisíveis, pelo menos tenta prevenir... as previsíveis!“

– HENRIQUE JONES . Ortopedista

"No desporto de rendimento queremos sempre explorar as nossas capacidades físicas em patamares de elevada intensidade, exigindo ao nosso organismo uma coordenação de esforços de tal ordem elevados e complexos que a condição física se torna fundamental"

– rui barros . futebolista

“Um bom aquecimento muscular e articular é crucial para um bom treino. Após o final do treino invistam mais 10 minutos nas vossas carências musculares e articulares”

– carlos resende . treinador

“O trabalho de aquecimento é imprescindível, antes dos treinos e dos jogos. Todos os treinos devem começar por um aquecimento geral e específico. O seu objectivo principal é preparar o organismo dos atletas a nível muscular, orgânico, nervoso e psicológico para as exigências do treino e do jogo”

– manuel almeida . treinador de voleibol

"Acima de tudo, é fundamental sensibilizar todos os intervenientes do panorama desportivo que, antes de um potencial campeão, temos em mãos os homens e as mulheres do amanhã. A qualidade de vida e o bem-estar vêm em primeiro lugar”

– aurora cunha. fundista

“ Os jovens atletas quando devidamente informados, mantêm-se em segurança a praticar a sua modalidade desportiva durante toda a vida. Temos o dever de usar a nossa experiência para lhes dar todo o suporte necessário “

– francisco santos silva. ortopedista

" Respeitar os sinais do corpo é vital. Treinar nos limites mas nunca ultrapassar o limiar do possível "

– JOSÉ DANIEL MOURA . Treinador de Badminton

"Um bom aquecimento é fundamental para evitar lesões, assim como uma boa hidratação antes, durante e depois do treino. Com o suor, o corpo perde sais minerais importantes e isso leva-nos mais facilmente à fadiga, aumentando o risco de lesões"

– TELMA MONTEIRO . OLIMPICA DE JUDO

“Sabendo que existem inúmeros factores que podem provocar lesões, por vezes irreversíveis, os jovens devem ser aconselhados por especialistas dedicados ao desporto”

– mário beça . ortopedista

“ As crianças e os jovens crescem e desenvolvem-se a diferentes velocidades e de modo não uniforme, pelo que a idade cronológica não pode servir aos pais e aos treinadores, como a referência absoluta para a definição da carga no treino, na prova ou no jogo “

– Francisco Santos Silva . ortopedista

“Só seguindo os conselhos do teu treinador, fisioterapeuta ou médico, consegues a "Mens sana in corpore sano", evitas as lesões e atinges o ideal olímpico - Sitius, altius, fortius"

– AUGUSTO ROXO . MÉDICO DO DESPORTO

“ Devemos informar os jovens de uma forma simples, dando indicações precisas a fim de se evitarem lesões desportivas “

– mário beça . ortopedista

“A medicina desportiva tem tido um notável desenvolvimento em Portugal, pelo que efectuar um completo exame médico desportivo, no início, a meio e no fim das épocas desportivas pode e deve ser um acto de prevenção que não deve ser descurado!”

– carlos resende . treinador de andebol

“A melhor forma de evitar uma lesão é adoptar um comportamento baseado no respeito individual, isto é, apenas aqueles que dão permanentemente o seu máximo poderão estar protegidos. Para tal é crucial uma tríade: trabalho, alimentação e descanso. O cumprimento destes elementos básicos servirá para uma vida mais saudável do ponto de vista desportivo”

– carlos resende . treinador de andebol